Força Tarefa Previdenciária realiza operação contra fraude de seguro-defeso

 
Nesta terça, 26, a Força Tarefa Previdenciária deflagrou uma operação em Roraima com o objetivo de prender pessoas que fraudavam benefícios de seguro-defeso na região. Durante o dia, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão.
 
Durante as investigações, foi constatado que os benefícios foram concedidos a pessoas que não eram de fato pescadores artesanais – público que é devido o benefício. Há indícios de cadastro indiscriminado de pessoas como pescadores artesanais para recebimento do benefício, utilizando-se de fraudes em conjunto com associações de pescadores. Ocorreram ainda pagamentos indevidos do benefício a servidores públicos e pessoas que já recebem outros benefícios previdenciários, o que é proibido por lei.
 
Ao longo da operação, a Força Tarefa apreendeu fichas cadastrais, declarações, recibos e anotações diversas que reforçaram os indícios de prática criminosa investigada, bem como uma espingarda calibre 28, com a prisão em flagrante de um dos investigados por posse ilícita de arma de fogo.
 
Quatro investigados já foram interrogados e indiciados pelo crime de estelionato, que prevê pena de até seis anos de reclusão. As investigações continuam com análise do material apreendido e apuração do envolvimento de outros integrantes nas fraudes.
 
Integrada pela Secretaria de Previdência, Polícia Federal e Ministério Público Federal, a Força Tarefa Previdenciária atua no combate a crimes contra o sistema previdenciário. Com informações do MTPS.
 


Vídeos

Apoiadores