Operação desarticula grupo que fraudava benefícios previdenciários na Bahia

 
Operação da Força-Tarefa Previdenciária nas cidades de Mascote e Itabuna, na Bahia, desarticulou grupo especializado em fraudar benefícios previdenciários de diversas espécies. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na residência do principal alvo da investigação e na Prefeitura Municipal de Mascote.
 
As investigações tiveram início em 2016, a partir de denúncia da Gerência Executiva do INSS em Itabuna/Ba. Constatou-se que o grupo atuava desde 2008 na fraude de benefícios, com a inserção de vínculos empregatícios falsos através de Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) da Prefeitura Municipal de Mascote.
 
Numa amostragem de 196 benefícios com indício de fraude, o prejuízo estimado até o momento é R$ 11,4 milhões. No entanto, a desarticulação desse esquema criminoso possibilitou uma economia de R$ 33 milhões em valores que seriam futuramente pagos aos supostos beneficiários, considerando a expectativa média de vida da população brasileira.
 
A operação contou com a participação de oito policiais federais e seis servidores da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda. 
 
 


Vídeos

Apoiadores