Acadêmico brasileiro discutirá o impacto da reforma trabalhista no Uruguai

Acadêmicos e juristas de países de língua portuguesa e espanhola estarão reunidos nos dias 12 e 13 de outubro, em Montevidéu, capital do Uruguai,  para discutir a situação do trabalho no mundo, durante  o 2º Congresso Mundial Cielo Laboral 2018.

O tema principal será a “Quarta Revolução Industrial e a Globalização: A proteção do emprego, a saúde e a vida privada dos trabalhadores ante os desafios do futuro”. O evento é organizado pela Cielo (Comunidade para a Investigação e o Estudo Trabalhista e Ocupacional).

“No atual mundo globalizado, a realização de um congresso entre acadêmicos de diversos países é importante para discutir temas como a necessidade de reconhecimento do princípio da proporcionalidade para o Estado de Direito, no qual o Judiciário possui autonomia para resolver controvérsias e colisões de direitos em meio aos conflitos trabalhistas”, afirma o brasileiro e um dos participantes Ricardo Pereira de Freitas Guimarães, doutor e especialista em Direito do Trabalho pela PUC-SP e fundador do escritório brasileiro de advocacia Freitas Guimarães Advogados Associados.

O jurista, que ocupa a cadeira 81 da Academia Brasileira de Direito do Trabalho, irá abordar temas relevantes da recente reforma trabalhista brasileira como: os sindicatos como instrumento de proteção das relações de trabalho e a questão do princípio da proporcionalidade. “Pensando especificamente no contexto brasileiro, acabamos de ver aprovada uma reforma trabalhista que colocou o acordado com prevalência sobre o legislado, enquanto a atual unicidade sindical não garante que as vozes dos empregados e dos empregadores sejam sempre realmente ouvidas”, analisa o professor.

“A comunidade acadêmica enfrenta hoje em diversos países o contexto dos cortes dos gastos públicos, além do impacto da inovação tecnológica, e é fundamental que os pesquisadores do Direito Trabalho se mantenham em permanente contato a nível global”, defende Freitas Guimarães.

Mais informações sobre o evento: http://www.cielolaboral.com/



Vídeos

Apoiadores