Operação desarticula desvio no BPC em Cuiabá

 
A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou operação com objetivo de desarticular esquema criminoso especializado em fraudar benefício assistencial ao idoso, no caso, o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), em Cuiabá (MT). Pelo menos duas pessoas estavam envolvidas. Foi cumprido um mandado judicial de busca e apreensão, expedido pela 5ª Vara Federal de Mato Grosso.
 
A investigação teve início em 2013, a partir de denúncias recebidas pela Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia. O grupo criminoso atuava havia pelo menos 10 anos.
 
Segundo a COINP, estima-se que, para os sete benefícios obtidos fraudulentamente, o esquema tenha provocado prejuizo de pelo menos R$ 864 mil aos cofres públicos. A economia futura, considerando-se a expectativa de vida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), chega a cerca de R$ 481 mil que seriam desembolsados em pagamentos futuros que seriam feitos aos supostos beneficiários.
 
Após a análise dos documentos apreendidos na residência do investigado, poderão ser identificados outros benefícios previdenciários a serem avaliados pela Força-Tarefa.
 
O modus operandi consistia na emissão de certidões de nascimento falsas e, consequentemente, na emissão de RG, CPF e Carteira de Trabalho, visando à obtenção de benefício assistencial ao idoso por meio de fraude. Os investigados poderão responder na Justiça por estelionato e formação de quadrilha, além de outros crimes que venham a ser identificados com a conclusão da investigação.


Vídeos

Apoiadores