Recursos dos municípios dependem da reforma da Previdência, diz Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, condicionou a aprovação de pautas que garantam mais recursos financeiros para os municípios à aprovação da reforma da Previdência pelos parlamentares no Congresso. A declaração foi dada nesta terça-feira (9) durante a 12ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em Brasília (DF).

Para o também deputado federal, a aprovação do projeto do governo pode retirar o país da recessão. “A reforma da Previdência é que vai gerar as condições para que o governo federal e o Congresso possam dividir os recursos”, defendeu.

O presidente da Câmara ainda ressaltou que a reforma, apresentada por meio da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 06/2019, tem como objetivo melhorar o caixa dos municípios e a vida dos brasileiros.

Entretanto no dia anterior, ao participar do evento “E agora, Brasil?”, promovido pelos jornais O Globo e Valor Econômico em Brasília (DF), o parlamentar declarou que apoia a reforma da Previdência, mas não irá atuar como articulador político do governo.

Maia afirma que irá a cumprir apenas o seu papel institucional na defesa das mudanças nas regras do sistema previdenciário. “Não tenho mais as condições que eu tinha de ser um articulador. Se o governo quiser votar, no dia 15 de junho, a pauta está dada. Se o governo vai ganhar, pergunta para o ministro Onyx (Lorenzoni, da Casa Civil). Perdi as condições de cumprir o papel porque fui mal compreendido”, afirmou. Com informações da Agência Câmara



Vídeos

Apoiadores