Paulo Guedes: reforma da Previdência será aprovada

O ministro da Economia se mostrou confiante na última segunda-feira (8) em relação à aprovação da proposta de reforma da Previdência no Congresso Nacional. “Uma reforma [da Previdência Social] será aprovada. Eu não tenho dúvidas”, foi o que afirmou o ministro de Estado no evento “E agora, Brasil?”, realizado pelos jornais O Globo e Valor Econômico, em Brasília (DF).

Paulo Guedes participou, junto com o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, de um debate que avaliou os 100 primeiros dias do Governo Bolsonaro.

Para o ministro da Economia, há um descontrole dos gastos públicos no Brasil que são o “principal vilão” da economia brasileira desde a retomada da Democracia em 1985. Os déficit gerariam problemas de alta de juros e de impostos, na avaliação do ministro. “O governo gasta muito e gasta mal. Todo ano tem uma crise fiscal que não acaba”, criticou em relação aos anos anteriores.

Para Guedes, a Previdência Social é o principal item de despesa do Orçamento federal e gera desigualdades entre a população. “É uma fábrica de privilégios, vai em cima de quem ganha mais”, afirmou.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também defendeu a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) no Congresso Nacional. Entretanto, disse que não irá atuar mais como um articulador no Congresso para o governo. “Não tenho condições de ser articulador político. Perdi o papel porque fui mal interpretado”, declarou.

Para Maia, o momento em que o projeto será votado não é tão importante. A data seria irrelevante, pois “relevante é a economia”. O deputado não garante a aprovação junto aos parlamentares. Com informações da Agência Brasil



Vídeos

Apoiadores