CCJ inicia hoje debate sobre reforma da Previdência

Terá início nesta segunda-feira (15) o debate sobre o projeto de Reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. O relator da reforma, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), já havia apresentado parecer favorável na última semana à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, que altera as regras do sistema previdenciário.

As discussões terão início no horário das 14h e os procedimentos foram definidos também na última semana entre deputados da comissão, líderes partidários e o presidente do colegiado, deputado Felipe Francischini (PSL-PR).

Foi reduzido o tempo de fala de cada parlamentar de modo que seja possível que todos os deputados possam ter espaço. Serão dez minutos para os parlamentares membros da comissão e cinco minutos para os demais. Ao todo, 20 deputados que não fazem parte da comissão poderão fazer discurso.

De acordo com a líder do governo no Congresso, deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), o debate pode se prolongar até a madrugada. A intenção é que o texto seja votado na terça-feira. “A gente não quer correr o risco de não ter quórum por causa do feriado”, afirmou Hasselmann, em relação ao encurtamento do expediente da Câmara por conta da Páscoa.

Ainda segundo o vice-líder da minoria, deputado José Guimarães (PT-CE), não há acordo para a votação da proposta. “Inclusive vários partidos, como o PT e o PDT, apresentarão voto em separado”, declarou. Com informações da Agência Câmara



Vídeos

Apoiadores