Cresce o apoio à reforma da Previdência entre a população

A parcela da população que apoia a aprovação da reforma da Previdência, idealizada pelo governo por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019 em tramitação atualmente no Congresso Nacional, cresceu de 41% para 47% entre abril e julho desse ano. É o que mostra pesquisa do Datafolha divulgada nesta terça-feira (09), que também revela que a parcela contrária às alterações no sistema de aposentadoria do país caiu de 51% para 44% no mesmo período.

De acordo com o estudo, a queda na rejeição e o crescimento do apoio à reforma ocorreu em todas as faixas de idade, escolaridade, renda familiar e independentemente de quem foi o candidato votado para presidente nas eleições de 2018. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o instituto ouviu, nos dias 4 e 5 de julho, 2.086 brasileiros com 16 anos ou mais em todo o país.

Deputados federais fizeram alterações na proposta do governo durante o período. O texto atual reduz o tempo de espera pela aposentadoria dos servidores públicos e os Estados e Municípios também foram retirados da reforma.

O recebimento de aposentadorias mais altas pelos servidores mais antigos foi antecipado em cinco anos e a rejeição entre os servidores caiu, no período dos dois estudos, de 63% para 52%, enquanto o apoio subiu de 34% para 42%.

Também foi reduzida a idade mínima para professores e a contribuição mínima para as trabalhadoras do setor privado. Entre as mulheres, 50% das brasileiras ainda são contrárias à reforma e 39% são a favor. Já entre os homens, 57% são a favor da proposta e 38% contra.

A oposição mais forte à aprovação da PEC está entre os estudantes (57% contra e 35% a favor), assalariados sem registro (52% a 41%), funcionários públicos (52% a 42%) e desempregados (51% a 41%).

O estudo também apresenta a divisão geográfica, de modo que os brasileiros que apoiam a reforma são maioria no Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste, mas minoria no Nordeste, onde 55% se opõem à PEC e 36% dizem ser contrários.

Conforme o Datafolha, em relação ao grau de informação sobre o projeto, o apoio cresce entre a população conforme o nível de conhecimento sobre a proposta. Entre os que dizem estar bem informados, 56% apoiam a mudança nas regras, contra 42% contrários. Há empate entre os mais ou menos informados. Já entre os que dizem estar mal informados, 54% são contra e 34% a favor.

Em relação ao sistema de previdência social no país, 33% dos brasileiros ainda hoje o aprovam, enquanto 31% reprovam e 35% o consideram regular.



Vídeos

Apoiadores