INSS irá entrar em contato via telefone para comunicar remarcação de perícias

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirmou nesta quarta-feira (23) que irá entrar em contato com os segurados, por telefone, para comunicar a remarcação de perícias médicas. Devem receber ligações todos os segurados que haviam feito o agendamento, mas não tiveram os exames realizados por orientação da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANPM).

A entidade tem aguardado a realização de inspeções sanitárias nos postos atendimentos para verificar se há condições de retorno dos peritos ao trabalho em meio à pandemia. Ao menos 87 das 108 agências pelo país já haviam sido liberadas até ontem (22) para o retorno dos peritos técnicos. A lista atualizada pode ser conferida no site da entidade.

advogado Ruslan Stuchi, sócio da Advocacia Stuchi, lembra que as agências do INSS retornaram com atendimento realizado exclusivamente por agendamento. “O tempo de funcionamento das agências da Previdência será parcial, de 6h contínuas. E, por fim, as agências sem condições de segurança para servidores e segurados não serão reabertas", acrescenta.

Segurados podem consultar pelo site ou aplicativo "Meu INSS", assim como via telefone por meio da central 135, os serviços para os quais é necessário o comparecimento nos postos de atendimento. Exemplos são serviços relacionados ao acesso aos benefícios, por conta de doenças, lesões ou deficiências físicas.

A autarquia federal também informou que está em curso a contratação de mais uma central de atendimento para que seja melhorado o atendimento via telefone 135. A previsão é de que a capacidade seja ampliada em 30%, além da otimização do tempo de espera, com a transferência automática da ligação para a central que esteja menos sobrecarregada.

O órgão também alerta os segurados para a ocorrência de golpes via telefone e ressalta que não solicita dados bancários ou de benefícios aos segurados.



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