Fundo de pensão do Rio é afetado por perdas em estatal

Nem mesmo os aposentados do Estado do Rio de Janeiro estão totalmente imunes ao escândalo de corrupção que envolve a produtora de petróleo estatal do Brasil. O Rioprevidência, fundo de pensão de funcionários do Estado do Rio de Janeiro, pode ser mais uma vítima.

No ano passado, o fundo tomou uma medida sem precedentes no mercado brasileiro de vender US$ 3,1 bilhões em títulos de dívida em dólar lastreados em royalties de petróleo que recebe principalmente da Petrobras para cobrir déficit.

Com a produtora de petróleo perto de registrar bilhões de dólares em baixas contábeis depois que uma investigação descobriu contratos inflados e em meio ao declínio dos preços do petróleo, a Petrobras está vendendo ativos e reduzindo custos. Essas medidas estão ameaçando impactar a geração dos royalties, que representam 30% da receita do fundo.

Os bonds da empresa caíram 8,6% desde novembro, quando a polícia prendeu mais de 20 pessoas como parte da investigação para apurar casos de corrupção de executivos da estatal. As informações são da Agência Reuters.



Vídeos

Apoiadores