Cuidados especiais podem evitar queda de idosos

Consequências naturais do envelhecimento, as alterações de visão, audição, postura e equilíbrio tornam as pessoas da terceira idade mais vulneráveis a acidentes, principalmente no ambiente doméstico. É ali que acontecem 70% das quedas, de acordo com o Ministério da Saúde.

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia estima que, pelo menos uma vez por ano, 1 a cada 4 idosos sofre queda dentro de casa. E mais: dois em cada três idosos cairão novamente no período de seis meses. Este quadro alarmante exige extrema atenção dos idosos e de suas famílias.

“As limitações fisiológicas causadas pelo envelhecimento, somadas a problemas de acessibilidade dentro de casa, podem resultar em ferimentos graves e até fatais entre pessoas idosas”, alerta Eliana Palmieri, gerente da área de Saúde da Senior Concierge.

Segundo a especialista, basta um piso escorregadio ou um caminho obstruído por um móvel, para que aconteçam acidentes que seriam facilmente evitados com recursos que tornem a residência acolhedora para seus moradores. .

“Estamos sempre pensando preventivamente, visando prolongar a funcionalidade da pessoa idosa, como preconiza a Organização Mundial de Saúde.”, destaca Márcia Sena, consultora de autonomia na terceira idade. Ela complementa que essa atenção deverá ser cada vez mais enfatizada na sociedade, considerando-se a maior expectativa de vida da população e a estimativa de que em 2040 o Brasil terá 55 milhões de idosos.

A arquiteta Rosana Gobetti relaciona alguns cuidados para evitar a ocorrência de quedas: “Na casa de pessoas idosas o chão não pode ser escorregadio, nem deve haver obstáculos no caminho, como tapetes e móveis baixos. E, sempre que possível, deve-se instalar barras de segurança nos banheiros, uma dentro do box e outra ao lado do vaso sanitário”.



Vídeos

Apoiadores