Operação desmascara quadrilha que praticava fraude em benefícios do INSS no MA

 
A Força-Tarefa Previdenciária cumpriu, nesta quinta-feira (20), 12 mandados judiciais, sendo dois de prisão temporária, um de condução coercitiva e nove de busca e apreensão, em São Luís (MA). Foi a segunda fase de uma operação, deflagrada em maio passado, que investiga crimes contra a Previdência Social – falsidade documental e inserção de dados falsos em sistema de informações, para a concessão de benefícios para titulares fictícios.
 
As investigações que culminaram na ação de hoje foram desdobramento da Operação “Casa Cheia”, que já havia identificado uma associação criminosa. A apuração atual concentrou-se em intermediários e agenciadores de benefícios fraudulentos, no bairro Anjo da Guarda, na capital maranhense. Não há ainda apuração do prejuízo causado.
 
A ação de hoje, que contou com a participação de 40 policiais federais e de servidores da Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Risco (APEGR) da Previdência, é a 43ª operação da Força-Tarefa Previdenciária realizada em 2016. Desde janeiro, já se conseguiu evitar um prejuízo de, pelo menos, R$ 256 milhões aos cofres públicos.
 


Vídeos

Apoiadores