Dieese critica e aponta obstáculos da reforma da Previdência

 
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou a "Nota Técnica 168 - PEC 287: A minimização da Previdência Pública", que apresenta as principais mudanças nas regras previdenciárias e assistenciais introduzidas pela Proposta de Emenda Constitucional que trata da reforma da Previdência. Na visão da entidade, as propostas de alteração do sistema previdenciário restringe o alcance da assistência social no Brasil. 
 
Segundo a nota, a imposição combinada de idade mínima de 65 anos e de tempo mínimo de contribuição de 25 anos “coloca um obstáculo significativo ao direito social básico de gozar a aposentadoria”. O documento aponta que, com a alta rotatividade de trabalhadores no mercado de trabalho e o elevado grau de “informalidade”, será muito difícil acumular 25 anos de contribuição.
 
 O documento também destaca a reforma promove o endurecimento das regras de acesso e o rebaixamento no valor médio dos benefícios, visando minimizar o alcance e a importância da previdência pública.
 
 
 


Vídeos

Apoiadores