Ministério do Trabalho bloqueia mais de R$ 120 milhões em seguro-desemprego fraudado

 
Em operação desde dezembro de 2016, o novo sistema de combate a fraudes no seguro-desemprego implantado pelo Ministério do Trabalho bloqueou R$ 122,3 milhões que se destinariam aos 21.399 pedidos fraudados de seguro-desemprego. O cálculo abrange até o último dia 10 de abril.
 
São Paulo foi o estado onde o sistema detectou maior número de pedidos fraudados. Foram 5.257, já apurados pelo Ministério do Trabalho. Maranhão, com 3.733 casos, e Alagoas, com 2.386, compõem a lista das três unidades federativas com maior número de pedidos fraudulentos de seguro-desemprego.
 
O novo sistema permite acompanhar todo o processo entre o pedido do benefício e o pagamento feito pela Caixa. Estima-se que, em 2017, a plataforma permitirá uma economia em até R$ 1,3 bilhão aos cofres públicos. 
 
As fraudes comprovadas são comunicadas à Polícia Federal. Quem tiver o seguro-desemprego bloqueado será comunicado e deverá procurar o Ministério do Trabalho, pois existem casos em que o próprio trabalhador não sabe que seus dados foram utilizados por fraudadores.
 
Outras facilidades
 
A base utilizada pelo sistema para o rastreamento é o CPF do trabalhador, o que também ajudará a reduzir problemas de duplicidade de matrícula no Programa de Inclusão Social (PIS). "A ferramenta fará integração com todas as bases de dados do Ministério do Trabalho, Receita Federal, Caixa Econômica Federal, entre outras. Isso vai proporcionar mais precisão e qualidade das informações, possibilitando maior agilidade no combate a esse tipo de crime", explica o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.
 
A partir de 2018, a plataforma também permitirá que o trabalhador demitido sem justa causa tenha acesso ao seguro-desemprego sem precisar comparecer às agências do Ministério do Trabalho. O empregador informará a demissão sem justa causa por meio do Caged, que passará a ser diário. A partir daí, a ferramenta analisará se esse empregado preenche os requisitos do seguro-desemprego. Em caso positivo, o trabalhador receberá informações via SMS, email e telefone sobre o andamento do processo de acesso ao benefício, até o momento do saque. Com informações do MTPS.
 
 


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