Operação desarticula quadrilha especialista em fraude de benefícios rurais

 
Operação da Força Tarefa Previdenciária desarticulou uma organização criminosa que fraudavam benefícios previdenciários rurais em Minas Gerais. A investigação começou por meio de denúncia em que os criminosos estariam emitindo certidões de exercício de atividade rural ideologicamente falsas em favor de moradores da cidade de Abadia dos Dourados, com processamento da documentação na Agência da Previdência Social de Monte Carmelo.
 
Em análise da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária (COINP) da Secretaria de Previdência foram detectados 32  benefícios com indícios de fraude, sendo que dez deles foram analisados para contextualizar a prática dos ilícitos. O valor do prejuízo identificado até o momento é de R$ 524,8 mil aos cofres da Previdência 
Social, considerando somente os 10 casos já analisados. No entanto, o valor do prejuízo que foi evitado, considerando a expectativa de vida do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE , é de R$  8,7 milhões.
 
A operação, denominada Temporão, faz alusão ao fato de que o funcionário público que atestou, nas certidões de exercício de atividade rural dos trabalhadores rurais, sequer estava no município de Abadia dos Dourados nos períodos declarados nas certidões.


Vídeos

Apoiadores