Agências do INSS passam a receber documentos do Atestmed

 
 
Os segurados do INSS que precisam dar entrada no auxílio por incapacidade temporária, por meio da análise do atestado médico – o chamado Atestemed –, já podem ir a uma agência para entregar a documentação. O atendimento na agência é feito sem a necessidade de agendar horário, mediante a entrega da senha do serviço “Protocolo de Requerimento”.
 
O procedimento também já podia ser feito no site ou aplicativo Meu INSS. Desde o início deste mês, os segurados podem anexar a documentação no Meu INSS sem a necessidade da senha de acesso do Gov.br. Agora, os documentos médicos também podem ser entregues presencialmente nas agências.
 
o INSS orienta que, antes de ir à agência, o segurado deve verificar se está levando seu documento oficial com foto e o laudo, relatório ou atestado médico ou odontológico. É importante que o atestado médico a ser apresentado tenha sido emitido há menos de 90 dias, esteja legível e sem rasuras.
 
Além disso, o documento precisa ter as seguintes informações: nome completo do requerente, data de início do repouso e prazo estimado de recuperação, mesmo que por tempo indeterminado; assinatura e carimbo do médico, com o número do registro no Conselho de Classe; e informações sobre a doença ou a Classificação Internacional de Doenças (CID). Se a documentação correta for apresentada na agência, o INSS vai protocolar o atendimento e entregar para a pessoa que está pedindo o benefício um comprovante de recebimento do Atestmed.
 
Para saber outros requisitos do auxílio por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença), basta ligar para o número 135, que é o telefone da Central de Informações do INSS.
 


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