Quatro pessoas são presas por fraudes previdenciárias em São Carlos (SP)

 
Quatro pessoas foram presas preventivamente na última terça-feira (31) por integrarem organização criminosa que cometia fraudes a fim de obter benefícios previdenciários e seguro-desemprego na região de São Carlos (SP). O esquema é alvo da Operação Apate, deflagrada pelo Ministério Público Federal em conjunto com a Polícia Federal, contando com o apoio do setor de inteligência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 
 
Além das prisões, os agentes cumpriram seis mandados de busca e apreensão. Todas as medidas foram determinadas pela Justiça Federal, que também ordenou o bloqueio de bens dos investigados. 
 
O MPF informou que as fraudes ocorriam desde 2006, causando prejuízos estimados em pelo menos R$ 4,4 milhões. Para a concessão dos benefícios, os envolvidos forjavam vínculos empregatícios de diversas pessoas com empresas desativadas há anos. Eles inseriam informações falsas na carteira de trabalho dos beneficiários e em Guias de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIPs). 
 
Os integrantes do grupo dividiam entre si as várias tarefas do esquema, como captação de clientes, preparação de documentos e transmissão das informações fraudulentas. Entre os investigados há um advogado e uma contadora. As audiências de custódia foram realizadas e a 1ª Vara Federal de São Carlos manteve as quatro prisões preventivas efetuadas. Com informações do MPF


Vídeos

Apoiadores