Servidor do INSS suspeito de extorsão é preso em flagrante no Espírito Santo

A Polícia Federal prendeu um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em flagrante, nesta segunda-feira (1), em Vitória, no Espírito Santo. O servidor se apropriava da verba de auxílio-transporte destinada a cobrir as despesas com deslocamento de segurado em reabilitação profissional.

A ação contou com o apoio da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

O caso foi denunciado pelo segurado à Polícia Civil, que comunicou o fato à PF. De acordo com a investigação, o servidor aguardava o saque do auxílio-transporte e se apropriava da quantia, mediante ameaça de desligar o beneficiário do Serviço de Reabilitação Profissional, caso não recebesse o valor do auxílio.

A suposta extorsão ocorria na verba destinada à ajuda de custo – o total extorquido ainda não foi apurado. O valor do auxílio varia conforme a distância do deslocamento realizado pelo  segurado.

O ingresso do segurado no Serviço de Reabilitação Profissional depende de encaminhamento pela perícia médica, o que, em geral, ocorre no exame de avaliação de benefício por incapacidade. A reabilitação é destinada a segurados que necessitam de capacitação para atuar em atividade diferente daquela que gerou a incapacidade. O servidor preso em flagrante está à disposição da Justiça.



Vídeos

Apoiadores