Operação desarticula quadrilha que fraudava benefícios do INSS em São Paulo e Rio

A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, nesta segunda-feira (5), a Operação Double Life, que desarticulou uma quadrilha especializada em fraudar benefícios previdenciários utilizando falsas ordens judiciais. Foram presas três pessoas e cumpridos 8 mandados de busca e apreensão em municípios nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. A organização criminosa atuava desde o final de 2018 e era formada por dez pessoas. Entre elas, um servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lotado na agência São José dos Campos (SP).

Segundos as investigações, o grupo criminoso recebia vantagens financeiras indevidas para manipular dados do sistema do INSS e conceder benefícios previdenciários fraudulentos, utilizando decisões judiciais inexistentes – a maioria, aposentadorias.

A Justiça Federal determinou a suspensão imediata dos 27 benefícios identificados durantes as investigações, bem como o bloqueio de bens dos envolvidos.

Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista – CGINT da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, o valor do prejuízo com as fraudes supera R$ 900 mil reais.

A economia alcançada com a desarticulação do esquema criminoso pode chegar a R$ 14 milhões, em valores futuros que continuariam sendo pagos aos supostos beneficiários, considerando a expectativa média de sobrevida da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os envolvidos responderão por diversos crimes, entre eles, organização criminosa, estelionato previdenciário e inserção de dados falsos em sistema de informações. Somadas, as penas podem ultrapassar 25 anos de prisão.

 



Vídeos

Apoiadores