Brasil e Suíça assinam acordo previdenciário
Acordo de Previdência Social entre o Brasil e a Suíça foi assinado ontem (3) no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O acordo beneficiará mais de 44 mil brasileiros que vivem na Suíça, bem como os cidadãos suíços que residem no Brasil. Aposentadoria por idade, pensão por morte e aposentadoria por invalidez são os benefícios contemplados.
Segundo o Ministério da Previdência SOcial, trata-se da décima maior comunidade brasileira no exterior. Firmaram o tratado bilateral em Seguridade Social o ministro interino da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas; o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado; o chefe do Departamento Federal de Assuntos Econômicos, Educação e Pesquisa da Confederação Suíça, Johann Schneider-Ammann; e o embaixador da Suíça no Brasil, André Regli.
O ministro interino destacou que outros acordos estão em andamento. O texto de acordo com Israel, por exemplo, foi recentemente concluído e a convenção multilateral no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) está prestes a ser assinada. Segundo Gabas, dois eram os desafios principais: acordos com o Japão e com os Estados Unidos. O acordo com o Japão, segundo o ministro, está em pleno funcionamento.
Vídeos



