Rotatividade de clientes afeta seguradoras brasileiras

Estudo realizado pela Accenture, empresa global de consultoria de gestão e serviços de tecnologia, revelou que os segurados chineses, brasileiros e ingleses são os consumidores menos fiéis às suas companhias de seguros, admitindo a possibilidade de trocá-las nos próximos 12 meses.

A pesquisa identificou que os segurados chineses, brasileiros e ingleses são os consumidores mais propensos a mudar de fornecedor, sendo que 81%, 75% e 57%, respectivamente, afirmaram estar dispostos a mudar para outra seguradora de automóvel ou residência nos próximos 12 meses. Em contrapartida, eles também são os mais interessados em comprar seguros online, com 93%, 83% e 81% dos entrevistados, respectivamente.

A pesquisa online foi elaborada com segurados residentes nos Estados Unidos, Itália, Brasil, Japão, Reino Unido, França, Espanha, Canadá, África do Sul, Alemanha e China. A pesquisa destaca que a “lealdade” é uma questão-chave no setor, já que, na média, 40% dos consumidores se declararam suscetíveis a mudar de fornecedor de seguros de automóvel ou de residência ao longo dos próximos 12 meses.

No mercado de seguros de vida, um quarto (25%) dos entrevistados admitiu cancelar um contrato vigente e mais de um terço (35%) disse estar propenso a fechar contrato com um novo fornecedor, também nos próximos 12 meses.

Preços mais baixos e serviços personalizados foram os motivos apontados como determinantes para a mudança de seguradora pelos consumidores, fatores citados como importantes ou muito importantes por 87% e 80%, respectivamente, dos segurados entrevistados. Além disso, 41% disseram estar dispostos a pagar mais para obter uma consultoria personalizada na compra de seu seguro. 



Vídeos

Apoiadores