Novos beneficiários do INSS vão receber 13º em cota única

 
Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS que tiveram o benefício previdenciário concedido a partir de junho deste ano receberão o 13.º salário em parcela única, junto com o pagamento da competência de novembro. O pagamento seguirá o calendário habitual de benefícios, começando em 25 de novembro e terminando no dia 6 de dezembro.
 
Os demais beneficiários, ou seja, aqueles que já recebiam benefício antes de junho, já tiveram o 13.º pago. Em março, foi assinado decreto com a antecipação dos valores. Este é o quinto ano seguido em que os segurados do INSS receberam as parcelas antes das datas tradicionais, que seriam em agosto e em dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de Covid-19. Em 2022, 2023 e 2024, as parcelas também foram antecipadas e pagas em abril e maio.
 
Valores
 
O 13.º do INSS já foi pago a mais de 33 milhões de beneficiários em abril e maio deste ano, de forma antecipada. A previsão é que, agora, serão feitos 1,7 milhão de pagamentos, para mais de 1 milhão de novos beneficiários, totalizando R$ 1,3 bilhão.
 
Calendário de pagamentos
 
A liberação dos pagamentos do 13.º salário para os novos beneficiários ocorrerá em etapas, a partir do dia 25 de novembro, começando pelos segurados que recebem o valor de um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.412. Já os beneficiários com direito a valores superiores começam a receber a partir de 2 de dezembro, e os depósitos continuam até o dia 6 de dezembro.
 
A gratificação do 13.º é assegurada a aposentados, pensionistas e aqueles que recebem benefícios como auxílio por incapacidade temporária, aposentadoria por incapacidade permanente e auxílio-acidente. Os benefícios assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV), não dão direito ao 13.º salário, conforme a legislação. Com informações do INSS
 


Vídeos

Apoiadores