Saiba como desbloquear o Beneficio de Prestação Continuada
As pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o BPC, precisam estar inscritas e atualizar, a cada dois anos, os seus dados no Cadastro Único do Governo Federal, o CadÚnico.
Desde agosto deste ano, o INSS vem informando dessa necessidade para beneficiários do BPC. Caso não façam o procedimento, as pessoas vão ter o pagamento bloqueado.
Quem já teve o pagamento bloqueado pode procurar uma agência da Previdência Social e fazer o registro de comparecimento para poder desbloquear o benefício. Também é possível fazer o desbloqueio pelo telefone 135. Ao se dirigir ao INSS ou ligar para o 135, o desbloqueio ocorre em até três dias.
É importante destacar que comparecer ao INSS ou ligar para o telefone 135 não isenta a pessoa da necessidade de ir a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para fazer ou atualizar sua inscrição no Cadastro Único.
Isso deve ser feito num prazo máximo de 45 ou 90 dias, dependendo do tamanho da cidade. O INSS informa que a inscrição e a atualização do CadÚnico somente devem ser feitas no Cras do município onde o beneficiário reside.
É por meio desse cadastro que o Ministério do Desenvolvimento Social mantém o cidadão e a cidadã no programa assistencial. Caso não compareça ao Cras de sua região para realizar os procedimentos, o pagamento do BPC será suspenso.