Como solicitar documento do INSS para a retirada de PIS, Pasep e FGTS
Quando um trabalhador tem a aposentadoria ou um benefício assistencial concedido o INSS emite um documento para saque de PIS, Pasep e FGTS. Essa certidão atesta o recebimento de um benefício e autoria as instituições financeira a liberarem valores residuais desses programas ao cidadão.
Também existe a possibilidade de um familiar receber o PIS, Pasep ou FGTS quando o segurado falece sem retirar esses valores. Se o familiar tiver direito ã pensão por morte, ele vai receber o comprovante para essa retirada quando o benefício foi concedido.
Em ambos casos, a segunda via do documento pode ser acessada no aplicativo ou site Meu INSS. A opção é “Certidão para saque de PIS, Pasep e FGTS”.
Outra situação é quando o segurado morre e não deixa dependentes com direito à pensãp por morte. Nesse caso, o INSS emite um outro tipo de documento, chamado “Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte”. A solicitação desse comprovante também pode ser feita pelo aplicativo ou site Meu INSS.
Se não tiver acesso à Internet, o trabalhador pode pedir o documento pelo telefone 135. O INSS esclarece que a Certidão de Inexistência de Dependentes não é suficiente para o saque do PIS, Pasep ou FGTS. A instituição financeira pode solicitar documentos de outros órgãos público ou da Justiça.
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