Conselheiros dos regimes próprios de previdência avaliam aprimoramento na gestão dos recursos
O papel do colegiado para o aprimoramento da gestão dos regimes próprios foi tema de destaque na abertura na 52ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev). Conselheiros e gestores de regimes próprios de Previdência de estados e municípios estão reunidos para debater temas como o novo Demonstrativo de Resultados da Avaliação Atuarial (DRAA).
Durante a reunião, o secretário de Políticas de Previdência Social, Benedito Adalberto Brunca, destacou o papel do Conselho para o aprimoramento dos regimes próprios. “Temos aqui a possibilidade de compartilhar as experiências, inovações e melhores práticas de gestão – que darão origem a normas ou politicas capazes de permitir não apenas uma gestão planejada, mas também coordenada”, explicou.
A importância do sistema da previdência complementar também está na pauta de discussões dos conselheiros. O secretário de Políticas de Previdência Complementar, Jaime Mariz, afirmou que o tema faz parte do ‘mosaico’ de ações que buscam a sustentabilidade de tais regimes e o reconhecimento de direitos. “Estamos dispostos a colaborar com a implementação da previdência complementar nos regimes próprios. Hoje, já são evidentes as ações estaduais, mas quem sabe, no futuro, todos os municípios do País poderão contar com a contribuição da previdência complementar na sustentabilidade de seus regimes próprios”, afirmou.
A presidenta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Elisete Berchiol, também destacou a atuação do fórum como espaço para aperfeiçoar as políticas da Previdência Social. “Trabalharemos para garantir o futuro – do qual a qualidade de vida e a segurança social são partes essenciais – das pessoas que acreditam nesse sistema de seguridade social”, declarou.