Evangélicos vão ter fundo de pensão próprio

Um novo plano de pensão destinado para pastores e fiéis evangélicos deverá começar a ser comercializados nos próximos meses. Chamado de BemPrev, o produto ainda precisa obter autorização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). O BemPrev tem dois instituidores: a Ordem dos Ministros Evangélicos no Brasil e no Exterior (Omebe), fundada há 40 anos, e o recém-criado Instituto Evangélico Memória Pastoral (Ibemp). As informações são do jornal Valor Econômico.

O novo plano será gerido pela Fundação BemPrev, que como todo fundo de pensão do país não tem fins lucrativos. A taxa de administração será de 1% sobre o patrimônio e a taxa de carregamento sobre as contribuições periódicas será de zero. Planos no mercado comprados diretamente pelo cliente - não por sua empresa ou associação - têm taxas de administração entre 2% e 3% e taxa de carregamento ao redor de 3%, acrescenta.

O BemPrev será um plano associativo, ou seja, para atender apenas aos associados a essas duas entidades evangélicas, a Omebe e ao Ibemp. A expectativa é que em seis anos o plano já tenha 170 mil associados e um patrimônio de R$ 1 bilhão. Segundo o Censo 2010, o país tem mais de 40 milhões de evangélicos.



Vídeos

Apoiadores