Previdência Social brasileira vai capacitar técnicos do INSS de Moçambique
Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) desembarcaram em Maputo, capital de Moçambique, onde farão um trabalho de capacitação de 23 servidores do INSS do país. A ação faz parte do acordo assinado entre os países em 2010 e que visa à modernização da previdência moçambicana. O curso de capacitação acontece até o dia 18 de março.
A ação se divide em duas etapas. A primeira é ministrada por instrutores da Dataprev e aborda Gestão de Projetos. A segunda é oferecida pelos servidores do INSS do Brasil e trata da capacitação em Análise de Pontos de Função. O objetivo é fomentar os técnicos do INSS moçambicano com conteúdo de Tecnologia da Informação para apoiá-los na operacionalização do Sistema de Informações da Segurança Social de Moçambique (Sissmo), idealizado para atender as reais necessidades da segurança social moçambicana. O Sissmo deve substituir gradualmente o sistema manual que é utilizado.
O projeto Modernização da Previdência Social de Moçambique é coordenado pela Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério do Trabalho e Previdência Social e pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. As informações são do MPS.