Grécia aprova pacote de reformas de aposentadorias
Parlamentares aprovaram na Grécia um pacote de reformas no sistema de aposentadorias impostos nesta segunda-feira (9), após confrontos entre a polícia e manifestantes contrários ao projeto de lei. A aprovação de medidas de aperto econômico é condição da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional para manter a ajuda financeira ao país. As informações são do Portal G1.
O projeto de lei aumenta as contribuições para as aposentadorias e eleva os impostos, exigências feitas pela UE e pelo FMI, credores da dívida grega, em troca de um empréstimo outorgado no ano passado.
Ministros das Finanças da zona do euro vão discutir o progresso da Grécia em reformas econômicas e fiscais ainda nesta segunda-feira, e avaliar se a Grécia alcançou os termos de seu resgate de bilhões de euros.
Segundo a agência Reuters, uma conclusão positiva sobre as reformas aprovadas irá desbloquear mais de € 5 bilhões para aliviar as finanças gregas e cobrir o pagamento de dívidas que vencem en junho e julho.
"Nós temos uma oportunidade importante diante de nós de quebrar este círculo vicioso, e entrar em um círculo virtuoso", disse o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, em discurso antes da votação no parlamento durante um debate sobre as reformas. A oposição votou contra a aprovação.
O governo queria que essas medidas sejam votadas antes da reunião decisiva que acontecerá nesta segunda em Bruxelas com os ministros das finanças da zona do euro que devem avaliar as reformas realizadas por Atenas.
Segundo as medidas aprovadas, uma combinação de reformas da seguridade social e taxações adicionais busca garantir que a Grécia vai atingir os objetivos para alcançar uma meta de superávit de 3,5% antes de pagamentos de juros em 2018, segundo a Reuters.