OABPrevSP: Fundo já acumula meio bilhão de reais

A OABPrev-SP, fundo de previdência dos advogados, informou que alcançou em julho patrimônio de R$ 507,7 milhões, mesmo mês em que foram registradas 553 novas adesões ao plano de previdência da advocacia. Números como esses a posicionam como a maior instituição fechada de previdência complementar de cunho associativo ligada a entidade de classe do Brasil, a reunir atualmente 39.405 participantes.

"A marca de meio bilhão de reais em recursos acumulados comprova o acerto da política de investimentos adotada pela entidade, que hoje é uma referência entre os fundos instituídos", afirma o presidente da OABPrev-SP, Luís Ricardo Marcondes Martins. E acrescenta: "Em que pese os excepcionais resultados, o plano ainda tem muito a crescer. Nossa preocupação constante é o incremento da reserva de cada participante, para que todos tenham um retorno satisfatório no período de inatividade".

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo da OABPrev-SP, Jarbas de Biagi, os R$ 507,7 milhões atingidos "são emblemáticos" e demonstram que "a confiança dos advogados depositada na administração da entidade tem sido correspondida". Para o diretor financeiro da instituição, Marco Antonio Cavezzale Curia, tal evolução patrimonial revela-se ainda mais excepcional se levado em conta que, nesta modalidade previdenciária, não ocorrem contribuições patronais, mas apenas dos participantes.

Segundo a OABPrev, o fundo consolidou uma política de investimentos focada no trinômio rentabilidade segurança-liquidez. No segundo semestre de 2015, a OABPrev-SP decidiu diversificar seus gestores de investimento. Além da Icatu Vanguarda, passou a contar com Brasil Plural, Kondor, BNP, Santander, Credit Suisse, Mongeral, Sul América, JGP, Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Garde Asset Management. Essa medida, somada a outras, não apenas elevou o rendimento do fundo, mas também reforçou o quesito segurança, tão caro ao plano previdenciário. A volatilidade média do fundo, que era de 5%, foi reduzida pera 2%.

A OABPrev-SP informou também que já paga benefícios a 117 pessoas - 12 aposentadorias por invalidez, 21 aposentadorias programadas e 84 pensões por morte - e se sobressai entre os congêneres também pelo ritmo de adesões, que se mantém na média de 4,5 mil novos participantes por ano, registrando picos como o de julho último, quando 553 advogados iniciaram suas contribuições para o fundo de previdência da advocacia.



Vídeos

Apoiadores