Censo gera economia de R$ 38 milhões a regimes próprios de previdência de estados e municípios

 
O recadastramento de aproximadamente 600 mil servidores de Regimes Próprios de Previdência Social dos 47 entes (quatro estados e 43 municípios) que se inscreveram na segunda fase do Programa de Apoio à Modernização da Gestão do Sistema de Previdência Social (PROPREV II) gerou economia estimada em R$ 38 milhões. O anúncio foi feito pela Secretaria de Previdência.
 
“Foram muitos os desafios, mas os ganhos já são efetivos para os 47 entes que se habilitaram para a cooperação técnica. Há ainda todo um legado de experiências e boas práticas deixadas para o Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público (DRPSP) que poderão ser usufruídas pelos demais entes que dispõem de regimes próprios”, declarou o secretário de Políticas de Previdência Social, Benedito Adalberto Brunca.
 
O diretor do DRPSP, Narlon Gutierre Nogueira, aproveitou a reunião para comentar sobre a importância de os entes manterem as atualizações cadastrais. “Apesar de todo o êxito desta etapa, é essencial manter a continuidade da atualização cadastral. Não é possível economizar se os dados não ‘espelharem’ a realidade dos regimes”, alertou o diretor.
 
No recadastramento é utilizado o Siprev/Gestão, resultado de parceria entre a Previdência Social e a Dataprev. A ferramenta gratuita auxilia na gestão de informações referentes a servidores públicos ativos, aposentados, pensionistas e dependentes, vinculados à União, estados, Distrito Federal ou municípios que possuam Regime Próprio de Previdência Social. Por meio do SIPREV/Gestão é possível, por exemplo, emitir Certidão de Tempo de Contribuição, contar o tempo e simular a aposentadoria.


Vídeos

Apoiadores