Banco do Brasil anuncia plano de aposentadoria incentivada para funcionários e fechará agências

 
O Banco do Brasil (BB) anunciou hoje (21) um plano de reestruturação que reduzirá o número de agências e oferecerá um plano de aposentadoria incentivada para até 18 mil funcionários.  Segundo o presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli,a operção pode gerar uma economia anual de R$ 3,798 bilhões, caso os 18 mil funcionários habilitados optem por deixar o banco em troca de benefícios.
 
O banco prevê uma redução de 9,3 mil vagas em sua estrutura. Caso a adesão ao plano de demissão incentivada seja muito superior a isso, e o banco avalie que seja necessário para garantir o atendimento, a instituição poderá fazer novas contratações.
 
O Banco do Brasil anunciou, por meio da divulgação ao mercado de um fato relevante, o fechamento de 402 agências, a transformação de 379 agências em postos de atendimento e o encerramento de 31 superintendências em diversos municípios. As medidas de reorganização foram aprovadas pelo conselho de administração do banco. Com a reorganização, 222 agências serão fechadas apenas no Estado de São Paulo e outras 137 serão transformadas em postos de atendimento.
 
.
 
Atualmente, o BB conta com 5.430 agências e 1.791 postos de atendimento.  O banco também fechará 28 superintendências regionais de varejo e três de governo de um total de 140. Em comunicado ao mercado, o BB informou que haverá revisão e redimensionamento da estrutura organizacional em todos os níveis: direção geral, superintendências, órgãos regionais e agências. 
 
Em relação às agências, o BB afirmou que a rede "será reorganizada de forma a adequar-se ao novo perfil e comportamento dos clientes, com o aproveitamento de sinergias, a otimização de estruturas e a ampliação de serviços digitais, sem comprometer a presença do BB nos municípios em que atua". Serão criados 34 escritórios 
digitais e ampliados os 12 que já existem. O BB não fechará agência em município onde só o banco atua.
 
Aposentadoria
 
Aos funcionários, o banco oferecerá um plano de incentivos para até 18 mil empregados aposentarem-se antecipadamente. Os servidores que aderirem ao plano receberão 12 salários mais indenização pelo tempo de serviço, que vai de um a três salários. 
 
Além disso, o BB ainda ampliará o número de funcionários com jornada de seis horas de trabalho. A expectativa é que seis mil funcionários gradativamente troquem a jornada de oito para a de seis horas. Após essa mudança, somente os cargos gerenciais ficarão com jornada de oito horas. O BB conta atualmente com 109.159 funcionários. Tanto o plano de aposentadoria como a redução de jornada são voluntários. Com agências.
 
 


Vídeos

Apoiadores