OABPrev-SP tem rentabilidade de mais que o dobro da inflação

O fundo de previdência da advocacia de São Paulo, OABPrev-SP, anunciou rentabilidade de 14,23% em 2016, percentual bem acima do IPCA aferido no período, de 6,29%. Em setembro de 2016, OABPrev noticiava a percepção de sinais positivos na economia brasileira. Tais sinais não apontavam ainda para o fim da recessão, tampouco para a retomada do emprego, mas para uma inflação declinante e uma providencial queda da taxa básica de juros, movimentos que se confirmam agora, em janeiro de 2017. O patrimônio da OABPrev-SP já alcança R$ 540 milhões.

"Estamos bastante satisfeitos como esse desempenho positivo no ano e esperamos continuar entregando uma rentabilidade elevada para os participantes nos próximos anos", afirma Dan Kawa, chefe da área de fundos Multimercados da Icatu Vanguarda, empresa que gere os investimentos da OABPrev-SP.  Segundo Kawa, o panorama favorece alocações em NTN-Bs (IMA-B), crédito privado e no mercado de renda variável. "O fundo está mantendo alocações moderadas nessas classes de ativos, visando a se apropriar da recuperação econômica do país", assinala.

Executivo da Aditus, consultoria de investimentos parceira da OABPrev-SP, Nathan Batista diz que a performance do fundo da advocacia no ano passado "é resultado da diligente política de investimento da entidade, que procurou otimizar a relação retorno / risco".

Batista alerta, contudo, para a indefinição quanto aos rumos das políticas monetária e fiscal do novo governo americano, bem como as incertezas políticas da Europa, uma vez que França e Alemanha têm eleições gerais neste ano. "É razoável esperar volatilidade nesse item", adverte. E prossegue: "No campo interno, assistiremos a uma redução expressiva da taxa Selic e uma consolidação da expectativa de inflação moderada. A grande dúvida será quanto ao momento em que a atividade econômica passará a registrar taxas de crescimento positivas, com a gradual redução do nível de desemprego".



Vídeos

Apoiadores