Japão estuda flexibilizar a idade de início da aposentadoria para até 75 anos
O gabinete oficial do governo japonês sediou uma reunião informal com especialistas para discutir as possibilidades de criação de um sistema capaz de adiar ainda mais o recebimento da aposentadoria.
A reunião não envolveu os setores do governo responsável pelo sistema de previdência e nenhuma medida será tomada em um curto prazo. Porém, a lei sofre alterações a cada cinco anos com base nos indicadores relacionados ao envelhecimento populacional. Segundo reportagem do jornal Asahi, a ideia pode ser levada adiante e até concretizada em alguns anos.
Por enquanto, autoridades do governo apenas ouviram a opinião de especialistas, como o economista Atsushi Seike, que disse que a ideia de permitir o adiantamento da aposentadoria é válida.
Atualmente, a idade média para começar a ganhar o benefício é de 65 anos. No entanto, idosos podem optar pelo início do recebimento entre os 60 e 70 anos. Quem escolhesse se aposentar depois dos 70 anos teria um acréscimo de 42% no valor recebido.
A ideia principal é flexibilizar ainda mais esse sistema, permitindo que os idosos escolham se aposentar com 75 anos. Representantes do governo disseram que o sistema irá apoiar os idosos saudáveis, que possuem condições de trabalhar por mais tempo. Quanto mais tarde a aposentadoria for concedida, maior será o valor pago. Apesar deste sistema já existir de forma limitada, são poucos os idosos que aderem.
Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2015, apenas 1,4% dos idosos que receberam o benefício escolheu se aposentar depois dos 65 anos. A reunião concluiu que este sistema é pouco conhecido e que o governo deve unir esforços para que as propostas de adiantamento da aposentadoria cheguem aos idosos que estão na idade de receber o benefício. Com informações da Reuters