Russos não pensam em aposentadoria
A maioria da população da Rússia não possui qualquer plano de aposentadoria. Os russos acreditam que quando chegada a hora de se aposentar acabarão sustentados em maior ou menor grau pelo Estado. A conclusão segue os resultados de um estudo realizado pelo fundo de pensão privado da Rússia Soglasie. As informações são do Diário da Rússia.
A pesquisa revelou que 52% dos entrevistados admitiram não pensar ou até mesmo nunca ter refletido sobre o futuro de suas aposentadorias. 28% disseram se dar conta da aposentadoria uma vez por ano, enquanto 21%, uma vez por mês.
Apenas um quarto dos participantes revelou ter confiado o controle de sua previdência a fundos de pensão privados e 14% revelaram se interessar pela receita acumulada de juros de suas contas. 87% dos entrevistados disseram saber que, na Rússia, 6% dos salários são descontados para o fundo cumulativo da previdência. A maioria deles, entretanto, revelou desconhecer a atual situação do mercado de fundos de pensão do país.
Segundo o estudo, 72% dos russos não sabem que a partir de 1º de janeiro de 2014 a parcela cumulativa da previdência será diminuída na Rússia de 6% para 2% dos salários e que a partir de 2013 o fundo de pensões deixará de enviar informes automáticos aos cidadãos do país.