INSS alerta para golpes no salário-maternidade

 
As pessoas que são beneficiárias ou seguradas do INSS devem sempre ficar atentas a tentativas de golpes e fraudes. Uma nova modalidade de golpe são sites e perfis em redes sociais que prometem liberar o Salário-Maternidade em poucos dias. O INSS alerta que esses canais não são oficiais e devem ser vistos com desconfiança, pois podem representar risco à segurança de dados das pessoas. O INSS não utiliza intermediários para a concessão de benefícios, nem cobra multas ou valores adiantados para que sejam liberados.
 
A única forma legal e correta de pedir o benefício é pelo Meu INSS – no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares –, ou ainda pelo telefone 135. O pedido será analisado e o interessado ou a interessada deve acompanhar o andamento também pelo Meu INSS ou pelo 135.
 
É sempre importante lembrar que beneficiários e contribuintes não devem fornecer a sites de origem desconhecida seus dados pessoais, como CPF, nome e data de nascimento, entre outros. As pessoas podem denunciar esses sites para a Ouvidoria do INSS, pela plataforma Fala.br ou pelo telefone 135.


Vídeos

Apoiadores