Veja como pedir alteração na forma de pagamento no INSS

 
Os cidadãos que passam a receber um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm o primeiro pagamento realizado sempre por meio de cartão magnético. Posteriormente, é possível alterar a forma de pagamento, para que o valor seja creditado na própria conta corrente (ou poupança) do beneficiário.
 
É importante ressaltar que, no primeiro pagamento, não é permitido escolher o banco, pois o INSS faz uma seleção dentre as agências bancárias que possuem contrato com o Instituto e estejam localizadas mais próximas à residência do cidadão. O banco emite, então, o cartão magnético para saques dos valores e o envia diretamente para a casa do segurado.
 
O beneficiário tem a opção de alterar a forma de pagamento para receber por conta corrente ou poupança. Para fazer a mudança, basta ir no banco escolhido e, caso ainda não tenha conta, criá-la para o recebimento do benefício. É preciso que a instituição bancária possua contrato com o INSS.
 
Para voltar a receber por cartão magnético, é possível pedir a alteração pelo site ou aplicativo Meu INSS, por meio do serviço “Alterar local ou forma de pagamento”.
 
Além disso, o segurado pode mudar a agência do INSS responsável pelo seu benefício. Geralmente, esse pedido ocorre em razão de mudança de endereço do segurado. Quem não tem acesso à internet pode solicitar a alteração pelo telefone 135.
 
Se o benefício foi concedido, é preciso esperar cerca de 15 dias após a data da concessão para receber o primeiro pagamento. É possível consultar o banco e a data em que o pagamento estará disponível pelo Meu INSS, no serviço “Extrato de Pagamento”, pela Central 135 ou na Carta de Concessão, que também pode ser obtida pelo Meu INSS. Para o primeiro recebimento, compareça na data prevista ao banco ou local indicado, portando um documento oficial válido com foto e o CPF.
 


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