Trabalhador pode conferir suas contribuições ao INSS e simular aposentadoria

 
Todo trabalhador pode verificar suas contribuições ao INSS e fazer a simulação de quanto tempo falta para a aposentadoria, pelo aplicativo Meu INSS e no site gov.br/meuinss.
 
Com o Extrato de Contribuições, o segurado pode verificar se há períodos de trabalho que não constam no sistema do Instituto. Nesse caso, será preciso comprovar os vínculos de emprego e contribuições, por meio de documentos como: carteira de trabalho, contratos de trabalho, recibos de pagamento de salário, declarações do empregador, holerites ou contracheques e termo de rescisão do contrato de trabalho.
 
O ideal é atentar também para outras informações que constam no Extrato de Contribuições: se as datas de entrada e saída de cada empresa em que a pessoa trabalhou estão corretas; se há contribuições por conta própria em valor abaixo do salário-mínimo e que precisam ser complementadas; no caso do trabalhador de empresa, se, a partir de novembro de 2019, há remunerações abaixo do salário-mínimo e que também precisam ser complementadas; se há vínculos pendentes, que vão precisar de apresentação de documentos; se há vínculos do Regime Próprio de Previdência Social (nesse caso, também será necessária a comprovação); entre outras informações que estejam divergentes, incompletas ou pendentes.
 
Já o simulador da aposentadoria permite observar se a pessoa já completou as condições ao benefício ou quanto tempo falta, de acordo com as várias regras existentes. Por se tratar de uma resposta automática, o simulador não garante o direito ao benefício de acordo com suas informações nem tem o efeito oficial de um requerimento.
 
Na busca do Meu INSS, esses serviços podem ser acessados nas opções “Extrato de Contribuições (CNIS) e “Simular Aposentadoria”. Ambos exigem que o trabalhador esteja logado no sistema e utilize senha.


Vídeos

Apoiadores