Operação desarticula esquema de R$ 10 milhões em fraudes no IR

A Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público Federal realizaram ontem (25) uma operação que desarticulou um esquema de mais de R$ 10 milhões em fraudes no Imposto de Renda, em Aracaju (SE). O crime, segundo a Receita, consistiu na inclusão de falsas despesas com fisioterapeutas, dentistas, médicos e psicólogos em cerca de 800 declarações de um grupo de aproximadamente 450 contribuintes sergipanos. Com isso, os contribuintes reduziam os valores devidos em IR ou recebiam valores maiores em suas restituições.

De acordo com a Receita, o esquema acontece desde 2011 em declarações emitidas sempre por um mesmo contador. “Havia coincidências improváveis nas declarações de contribuintes, além da transmissão por um mesmo contador”, esclarece o chefe da fiscalização da Receita Federal em Aracaju ao explicar como a fraude foi identificada.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nos endereços residenciais do contador identificado pelos auditores-fiscais como mentor do golpe. A intenção é descobrir os demais envolvidos. Todos os suspeitos serão notificados pela Receita. Contribuintes que não regularizarem a sua situação fiscal serão chamados a prestar esclarecimentos. Caso não comprovem os pagamentos declarados, deverão pagar os valores devidos, acrescidos de multas de até 150% sobre o valor do imposto apurado e de juros, podendo ainda responder por crime contra a ordem tributária.



Vídeos

Apoiadores