China ampliará área de investimento para fundo da seguridade social
Segundo decisão tomada durante uma reunião de rotina do Conselho de Estado chinês, será ampliada a área de investimento do fundo nacional da seguridade social, o que permitirá o investimento em debêntures emitidos pelos governos locais. As informações são da China Radio Internacional.
O vice-ministro das Finanças da China, Wang Bao'an, esclareceu na última sexta-feira (3) que a nova medida ajudará a regularizar o financiamento das dívidas dos governos locais. Segundo ele, a ampliação das áreas de investimento do fundo de seguro social resultará também na elevação dos rendimentos do fundo.
Nunca faltam debates sobre o risco das dívidas locais, nos últimos anos. Chamou a atenção da população, a ampliação moderada de áreas de investimento do fundo de seguridade social e o aumento da proporção dos investimentos de 10% para 20%.
Numa conferência concedida pelo Gabinete de imprensa, o vice-ministro chinês das Finanças, Wang Bao'an afirmou que a decisão do Conselho de Estado chinês visa corresponder às necessidades do crescimento constante da dimensão do fundo da previdência social, do desenvolvimento econômico nacional e do crescimento do mercado financeiro. O investimento terá como prioridade a segurança como sempre.
"Primeiro, devemos ter 'três inalterações'. Manteremos inalterado o princípio da segurança em primeiro lugar e da prudência. Os investimentos deverão ser restritos dentro da linha de segurança da atual área de investimento. Ao mesmo tempo, será inalterado o padrão da categoria de investimento. Por exemplo, o investimento em dívida empresarial deve ficar acima do nível de investimento. Além disso, serão inalterados o controle e a administração rigorosa, bem como o alto padrão para escolher as agências encarregadas. Também devemos ter 'dois reforços'. Isto é, reforçar o mecanismo de monitoramento de riscos e a vigilância externa", disse Wang.
Além de títulos de créditos dos governos locais, o fundo de segurança social ainda pode investir em empresas carros-chefe do setor como, as empresas privadas de excelente desempenho e os depósitos do mercado interbancário de primeira categoria. O vice-ministro das Finanças, Wang Bao'an explicou que o investimento em empresas de bom desempenho garante ao fundo o compartilhamento de benefícios das reformas.
"A nova Lei de Orçamento determina os títulos de crédito como a única forma para governos locais contratarem empréstimo. Diante desta circunstância, será uma boa medida para regularizar as dívidas dos governos locais, sendo o fundo da previdência social um canal estável de investimento. O investimento direto do fundo em empresas privadas favorece a complementaridade, a promoção mútua e o desenvolvimento comum das capitais de diversos sistemas de propriedade."
Para Wang Bao'an, a ampliação da área de investimento pretende ter como meta, a alta eficiência e o grande lucro. Por outro lado, reflete a estratégia nacional e a vontade de melhorar a vida do povo. Com esta medida, o lucro do investimento total irá aumentar.
"Até o fim de 2014, o volume total da propriedade administrada pela fundação da seguridade social chegou a 1,53 trilhão de yuans. Sendo que por volta de 1,3 trilhão deste valor,pertence ao fundo da previdência social. Quanto ao lucro de investimento, este terá um aumento proporcional à ampliação da área de investimento e à quantidade e qualidade dos investimentos. Com certeza que isso terá como pre-condição a situação do desenvolvimento econômico geral e o desempenho do nosso mercado financeiro. Caso tudo corra normal, o lucro terá um salto, mantendo inalterados os outros fatores."